A voz

A voz


A VOZ

Uma voz bonita é importante para o trabalho do Mestre de Cerimônias, Celebrante de Casamentos e Apresentador de Eventos, mas de nada vale uma bela voz sem saber empregá-la.

Hoje, o mercado exige naturalidade, e não há mais espaço para aquela voz empostada, de locutor da década de 50.
Saber usar a voz é ter a capacidade de valorizar cada palavra, através da inflexão, dando ênfase ao texto, de forma que o público compreenda o verdadeiro objetivo das palavras.

Cada situação pede uma interpretação diferente, na emissão da mensagem. O resultado depende do ritmo, da entonação e da altura da voz; ambientes maiores pedem uma colocação vocal diferente dos lugares menores.

Os recursos vocais que devem ser utilizados, a fim de destacar os pontos importantes do texto e dar a expressividade pertinente à intenção do discurso, são:

- Uso de ênfases
- Pausas respiratórias estratégicas
- Variação no ritmo de fala
- Articulação precisa, ampla e sem exageros

A voz, muitas vezes, revela sentimentos de quem está falando, por exemplo: falar para dentro, dá impressão à plateia que o apresentador está inseguro ou mentindo. Evite manter o mesmo ritmo na fala, para não tornar a apresentação monótona.

No dia a dia, quando você transmite uma mensagem importante, certamente não fala com a voz baixa e o corpo estático e muito menos com uma exagerada impostação de voz, você se expressa com inflexões variadas, gestos corporais e naturalidade. É através da inflexão da voz que a plateia consegue separar o que é importante daquilo que não é importante numa mensagem, tornando a apresentação limpa e não caricata.

Com relação ao uso de expressões não-verbais e não-vocais, destacamos:

- Postura corporal ereta e confortável, em posição de ataque( quem está no comando é você);
- Expressão facial compatível com o conteúdo da mensagem, livre de tensões excessivas( Um sorriso sempre é muito bem vindo no momento certo) e olhar vidrado;
- Utilização de gestos que imprimam dinâmica e energia à fala, na compatibilidade do gesto com o que está sendo dito, evidentemente, sem exageros.

Manter o organismo hidratado, de forma a manter o melhor controle da voz e minimizar esforços vocais; realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, orientados pelo fonoaudiólogo; utilizar variação melódica rica, favorecendo o equilíbrio muscular do trato vocal; fazer uso de articulação ampla, de forma a contribuir na boa acústica da fala; fazer pausas respiratórias constantes e não usar ar reserva, evitando tensão no trato vocal. Certamente será o diferencial!

Por José Luciano de Carvalho

http://www.mestrecerimonias.com.br





Posts Relacionados


O mestre de cerimônias
A voz
Conheça mais sobre nós
MC José Luciano

José Luciano de Carvalho é mestre de cerimônias, locutor e apresentador de eventos. Atuando nas cidades de Campinas e região, desempenha com profissionalismo, competência, naturalidade e versatilidade os mais variados tipos de eventos corporativos, públicos e sociais. ...

Ler mais

Receba notícias

Fique por dentro

Inscreva-se em nossa Newsletters




Estamos no Facebook!





Mc Luciano
O mestre de cerimônias tem a voz sem face.
Mestre Cerimonias
Copyright © 2018 BuzzzMobile MLM Todos os direitos reservados.